Um dos métodos mais simples de renovar o visual da casa é mudando a cor das paredes, porém, nem sempre sobra dinheiro para contratar um profissional e, por isso, acabamos adiando esse serviço por mais tempo do que o esperado.
Se esse for o seu caso, pode ficar tranquilo! O segredo para uma boa pintura não está somente na técnica e na habilidade, mas também (e sobretudo) no uso das ferramentas corretas e necessárias, que são fundamentais para obter o melhor resultado.
No post de hoje vamos mostrar quais são os acessórios que você precisa ter em casa para fazer aquela pintura impecável, sem a ajuda de um profissional. Veja só!
Quais são os acessórios necessários para pintar paredes?
1. Óculos de proteção
Pintar paredes não é uma tarefa que oferece muitos riscos, mas, de qualquer forma, é sempre bom manter-se prevenido.
E uma das formas de se precaver, é utilizando óculos de proteção para evitar que respingos de tinta atinjam os olhos. Além disso, você também pode redobrar esse cuidado usando um boné para cobrir a cabeça e a região acima dos olhos.
2. Lonas de plástico
Antes de colocar a mão na massa é necessário proteger o piso, móveis, portas e janelas contra os respingos de tinta e possíveis danos. Para isso, utilize lona plástica (ou jornal, se preferir).
Cubra todo o chão e os demais itens que necessitam de proteção e prenda a lona com fita crepe para que ela não escape.
3. Espátulas
Se a pintura de parede estiver desgastada, será necessário remover a coloração antiga antes de pintar a superfície. Para isso, recomenda-se o uso de uma espátula de aço cromado, que é mais precisa e resistente para executar essa tarefa.
4. Desempenadeira
É muito comum encontrar falhas e buracos na parede depois de remover a pintura antiga, sendo necessário o uso de massa corrida para cobrir essas imperfeições. Para aplicar a massa, a ferramenta mais adequada é a desempenadeira lisa de aço, que proporciona maior precisão e fácil manuseio.
5. Lixas
Antes de receber a nova pintura, é necessário lixar a parede até que a superfície esteja completamente lisa e livre de ranhuras. Finalize a preparação com um pano de limpeza para retirar qualquer poeira que possa ter ficado na superfície.
Ao escolher a lixa, lembre-se: quanto maior for a numeração, mais fina ela é.
6. Bandeja
A bandeja é ideal para armazenar a tinta durante a aplicação, tornando a pintura muito mais prática. Prefira um modelo que tenha uma boa capacidade e que seja compatível com diversos tamanhos de rolos e pincéis.
7. Rolos de pintura
Os rolos são ótimos para cobrir grandes superfícies de maneira eficiente e com rapidez. O ideal é ter diversas opções de tamanhos e materiais em casa, assim, você estará sempre preparado para qualquer situação.
O rolo pode ser encontrado dos seguintes materiais: lã e espuma. O de lã é indicado para aplicar tintas à base de resina epóxi, látex e acrílica, já os de espuma, são recomendados para aplicações de esmaltes, óleos e vernizes.
8. Extensor de rolo
Um extensor de rolo pode ser muito útil para alcançar áreas mais altas, como o topo da parede.
9. Trinchas e pincéis
Trinchas e pincéis são fundamentais para qualquer obra que envolva pintura e suas diferenças consistem, basicamente, na função e no formato.
Os pincéis possuem o formato mais arredondado e são mais indicados para trabalhos artísticos, já as trinchas são mais achatadas e as suas cerdas são menos maleáveis, sendo ideal para realizar acabamentos em espaços pequenos, como cantos de parede, rodapés e sancas.
10. Misturador de tintas
O misturador de tinta é perfeito para quem pretende misturar cores diferentes, ele proporciona um trabalho mais fácil, rápido e sem causar sujeira.
Agora que você já sabe quais são os acessórios que vão facilitar a sua vida na hora de pintar as paredes, acesse o nosso site e confira as soluções que temos para você!