Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tinta Acrílica? Látex? Saiba as diferenças de tintas

A C&C te ajuda na hora da compra
Provavelmente você chegou até este post porque está pensando em dar uma renovada nas paredes da sua casa, certo? De fato, a tinta de parede é unanimidade entre aqueles que querem personalizar o ambiente, no entanto, as tantas opções encontradas no mercado, complicam a vida dos mais leigos, que não sabem quais marcas ou mesmo o tipo de tinta escolher para garantir um bom resultado e, claro, a durabilidade. Por isso, aqui no blog, separamos os principais tipos de tintas, para você não errar e usar o produto certo para cada ocasião! 


 

Tinta Acrílica 

A opção acrílica é um dos tipos de tintas mais comuns no mercado, já que ela tem o poder de secar rapidamente, ser solúvel em água e ter muita impermeabilidade – o que a torna ideal também para áreas externas. Muito versátil, a principal característica da opção é a alta resistência, fácil limpeza da superfície após a pintura e a cobertura eficiente na primeira demão. Na hora da compra, a opção é encontrada na versão fosca e brilhante (mas mesmo a versão sem brilho, não é de todo fosca, tá?).
 
Leia também: a tinta perfeita para cada necessidade


 

Tinta Látex

Normalmente é a tinta mais indicada para áreas internas. Diluída em água, ela oferece um ótimo acabamento, porém, não é tão resistente quanto a tinta acrílica, já que ela não oferece grande impermeabilidade e não tem um bom acabamento em ambientes úmidos. No entanto, é um tipo de tinta que possibilita a limpeza simples, além de secagem rápida. Especialistas recomendam não usar a tinta látex em cima de pinturas antigas brilhantes, já que o resultado não será satisfatório.  
 

Tinta Esmalte

Ao contrário dos outros tipos de tinta, a opção esmalte não é solúvel em água, portanto, a aplicação exige mais cuidado. Por ser bastante resistente, ela é muito usada em metais e madeiras e, sobretudo, superfícies, como acabamentos de janelas e portões. Disponíveis na versão brilhante e fosca, recomenda-se não utilizá-la direto na parede, pois a tinta, à medida que seca, pode criar bolhas e, consequentemente, se desprender da superfície. 
 

Tinta Epóxi

Versátil, a tinta epóxi é encontrada tanto em versões solúveis em água quanto solventes. No entanto, ela não é uma opção usada em residências e, sim, em indústrias, que a utiliza para pintar superfícies como metais e azulejos. Resistentes, esta tinta sintética pode ser aplicada em áreas de grande umidade e precisam ser aplicadas por pessoas especializadas para um melhor acabamento. 





Vale lembrar que o tipo de tinta é apenas um dos tantos pontos para analisar antes de sair comprando por aí. Além da marca – opte sempre pelas mais tradicionais e que sejam reconhecidas pela qualidade – escolha pelos benefícios que elas oferecem, como, por exemplo, a ausência de cheiro, tecnologias antibacterianas e etc. Outro detalhe importante é contar com mão de obra especializada para garantir um acabamento perfeito. 
 
Conteúdo feito em parceria com o Montacasa, marketplace de decoração e gourmet. 

Compre na C&C

Tinta Acrílica Prolar Branca 18 Litros Tinta Acrílica Prolar Branca 18 Litros
Tinta Acrílica Standard Rende & Cobre Muito Branco 18 Litros Tinta Acrílica Standard Rende & Cobre Muito Branco 18 Litros
Tinta Látex Pva Palha 18 Litros Tinta Látex Pva Palha 18 Litros
Tinta Novacor Epóxi Branco 3,6 Litros Tinta Novacor Epóxi Branco 3,6 Litros
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou