Com a obra concluída, é hora da pintura da casa! Para pintar os ambientes, a atenção deve ser dobrada. Não que o trabalho seja difícil, mas os cuidados com materiais e as técnicas são fundamentais para obter uma pintura harmoniosa e profissional em todos os cômodos. Assim, separamos algumas dicas para ajudar quem vai começar a pintar a casa sozinho.
Antes de começar, é preciso preparar!
Antes de qualquer pintura em paredes que acabaram de ser erguidas, é preciso passar selante para protegê-las e impermeabilizar, diminuindo os poros. A recomendação é aplicar a massa corrida, que resultará numa superfície uniforme para o acabamento perfeito, sem ondulações, relevos ou frestas.
Também é preciso antecipar a escolha da tinta ideal para ambientes internos ou externos. Saiba mais sobre Tintas em nosso blog.
Com as paredes prontas, passamos para os próximos passos. Vamos lá?
O que vou precisar?
Alguns materiais que não podem faltar: pincel, rolo de pintura, extensor de rolo, recipiente para diluir a tinta, bandeja de pintura e lixa. Para auxiliar a mão de obra, também é importante ter: escada para alcançar pontos mais altos dos cômodos, espátulas para remover partes soltas e saliências da parede a ser pintada, fita crepe para proteger batentes e rodapés, lona ou papelão para proteger os móveis e o piso na hora de preparar a pintura.
Mão na massa!
Pode até parecer simples pintar a casa ou apenas uma parede, porém alguns truques são essenciais para ter um resultado perfeito. Um deles é diluir um pouco de água apenas na tinta que for utilizar. A sugestão é colocá-la num recipiente separado.
Além disso, sempre comece pelo teto, por ser um pouco mais trabalhoso. Outra dica é usar cores como creme ou gelo, o que contribuirá para deixar o ambiente mais aconchegante.
Passando para as paredes, é indicado pintar uma por vez, para que não fiquem marcadas. Utilize as fitas crepe para proteger os rodapés e os cantos das esquadrias. Na hora de passar o rolo com tinta na parede, lembre-se de aplicar de forma suave. Espere o tempo determinado pela fabricante da tinta para a próxima demão. O pincel entra em cena para finalizar os cantos demarcados pela fita.
A secagem dura em média 4 horas. A condição climática pode influenciar todo o processo. Prefira dias quentes e ensolarados para pintar a casa.
Hora de limpar
Pintura concluída, a limpeza do chão e os materiais é simples. Basta um pano úmido e detergente aplicado no piso e as marcas de tintas vão embora. Por fim, os pincéis e bandejas também podem ser limpos com água e sabão ou thinner.
Conheça cada etapa da obra em nosso blog. Veja + conteúdo