Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Fases da obra – Passo 6

Dicas para pintar a casa
Com a obra concluída, é hora da pintura da casa! Para pintar os ambientes, a atenção deve ser dobrada. Não que o trabalho seja difícil, mas os cuidados com materiais e as técnicas são fundamentais para obter uma pintura harmoniosa e profissional em todos os cômodos. Assim, separamos algumas dicas para ajudar quem vai começar a pintar a casa sozinho.


 

Antes de começar, é preciso preparar!

Antes de qualquer pintura em paredes que acabaram de ser erguidas, é preciso passar selante para protegê-las e impermeabilizar, diminuindo os poros. A recomendação é aplicar a massa corrida, que resultará numa superfície uniforme para o acabamento perfeito, sem ondulações, relevos ou frestas.
 
Também é preciso antecipar a escolha da tinta ideal para ambientes internos ou externos. Saiba mais sobre Tintas em nosso blog.
 
Com as paredes prontas, passamos para os próximos passos. Vamos lá?
 
 
O que vou precisar?
Alguns materiais que não podem faltar: pincel, rolo de pintura, extensor de rolo, recipiente para diluir a tinta, bandeja de pintura e lixa. Para auxiliar a mão de obra, também é importante ter: escada para alcançar pontos mais altos dos cômodos, espátulas para remover partes soltas e saliências da parede a ser pintada, fita crepe para proteger batentes e rodapés, lona ou papelão para proteger os móveis e o piso na hora de preparar a pintura.

 

Mão na massa!

Pode até parecer simples pintar a casa ou apenas uma parede, porém alguns truques são essenciais para ter um resultado perfeito. Um deles é diluir um pouco de água apenas na tinta que for utilizar. A sugestão é colocá-la num recipiente separado.
 
Além disso, sempre comece pelo teto, por ser um pouco mais trabalhoso. Outra dica é usar cores como creme ou gelo, o que contribuirá para deixar o ambiente mais aconchegante.

 

Passando para as paredes, é indicado pintar uma por vez, para que não fiquem marcadas. Utilize as fitas crepe para proteger os rodapés e os cantos das esquadrias. Na hora de passar o rolo com tinta na parede, lembre-se de aplicar de forma suave. Espere o tempo determinado pela fabricante da tinta para a próxima demão. O pincel entra em cena para finalizar os cantos demarcados pela fita.
 
A secagem dura em média 4 horas. A condição climática pode influenciar todo o processo. Prefira dias quentes e ensolarados para pintar a casa.
 
Hora de limpar
Pintura concluída, a limpeza do chão e os materiais é simples. Basta um pano úmido e detergente aplicado no piso e as marcas de tintas vão embora. Por fim, os pincéis e bandejas também podem ser limpos com água e sabão ou thinner.

Conheça cada etapa da obra em nosso blog. Veja + conteúdo
 

 

Compre na C&C

Conjunto de Pintura Anti Respingo 807 Conjunto de Pintura Anti Respingo 807
Esmalte Sintético Brilhante Prata Anti-Ferrugem 800ml Esmalte Sintético Brilhante Prata Anti-Ferrugem 800ml
Fita Veda Frestas 19 Mm X 5 Metros Fita Veda Frestas 19 Mm X 5 Metros
Pincel Simples para Parede com Cerdas Gris 3" Ref. 500 Pincel Simples para Parede com Cerdas Gris 3" Ref. 500
Tinta Acrílica Antibactéria Branco 3,6 Litros Tinta Acrílica Antibactéria Branco 3,6 Litros
Tinta Acrílica Chega de Mofo Branco 3,6 Litros Tinta Acrílica Chega de Mofo Branco 3,6 Litros
Tinta Metalatex Bactercryl Anti Mofo Branco 900ml Tinta Metalatex Bactercryl Anti Mofo Branco 900ml
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou