Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Dicas para montar um cantinho de leitura infantil

Em um mundo com tanta tecnologia, saiba como montar um cantinho de leitura infantil e fazer as crianças se apaixonaram pelo hábito de ler.

Ler livros é um hábito que vem sendo tomado por leitura em tablets e celulares, isso não significa ser algo necessariamente ruim, mas especialistas afirmam que crianças que passam muito tempo expostas a eletrônicos podem apresentar atrasos ligados ao desenvolvimento. Deste modo, é ideal apresentar aos pequenos práticas “antigas” como brincar com bonecos, de casinha, de super herói e, inclusive, a leitura.

O desenvolvimento deste interesse pode despertar na criança sentimentos de associação ao mundo imaginário, ampliar a compreensão da realidade e estimular a criatividade. E se ela puder ter um cantinho só para isso, melhor ainda, fará com que ela tenha um lugar só dela e apropriado para seu descanso.

Mas se você acha que para isso é preciso de muito espaço e um alto investimento, está enganado, basta alguns itens e muita imaginação para criar um ambiente confortável e muito alegre para as crianças.

Escolha os móveis

O cantinho de leitura pode ser feito dentro do próprio quarto da criança, em um escritório, na sala, assim como falamos, não precisa ser um cômodo inteiro para isso, um pequeno espaço já pode se tornar um grande refúgio para ela, mas escolha um local calmo, com claridade o suficiente e que não tenha distrações.

Agora que você já definiu o local, escolha os móveis. Você pode colocar estantes, prateleiras ou nichos para organizar os livros, entretanto atente-se para a altura: para gerar mais autonomia, coloque num nível em que os pequenos consigam pegar os próprios livros sozinhos.

O cantinho de leitura também deve ser confortável, então escolha um puff, poltrona, almofada ou cadeirinha e mesa para que seu filho sinta-se à vontade enquanto lê ou pinta seus desenhos.

Outra forma de estimular a criatividade é decorar o cantinho, escolha um papel de parede ou adesivo divertido, móveis coloridos, quadros e itens que façam o ambiente mais alegre e que deixem a criança com vontade de estar lá.

Organização

Depois de projetar todo o local, defina como organizará os livros, seja por cores, tamanhos ou nomes, deixe-os de forma que seu filho os encontre facilmente. É importante que você comunique como eles serão organizados, para que ele também guarde no local correto quando terminar de ler.

Deixe sempre os livros no mesmo lugar e não espalhados pela casa, assim você ensinará a importância da organização e será bem mais fácil dele se familiarizar com o local.

Não esqueça de deixar a marca pessoal da criança em seu cantinho, pergunte sobre quais cores ela gostaria de usar na decoração, qual cadeira acha mais confortável, se gostaria de mais objetos decorativos, além de dar autonomia sobre as próprias escolhas, fará com que ela se interesse pelo projeto e tenha vontade de usufruir do seu cantinho. Lembre-se que é o lugarzinho dela.

Montar um projeto arquitetônico - mesmo que seja pequeno - nem sempre é fácil, mas a C&C facilita para você. Encontre nas categorias em nosso site diversos itens de decoração para fazer o cantinho de leitura do seu filho ainda mais especial e mágico, com móveis de qualidade e preços imperdíveis. Separe uma cadeira e é hora de ler com a C&C!

Compre na C&C

Mesa Infantil em Polipropileno Versa 62x71x56,5cm Branca E Azul Mesa Infantil em Polipropileno Versa 62x71x56,5cm Branca E Azul

Produtos que você visitou