A escolha dos pisos e revestimentos é uma das etapas mais importantes de qualquer construção. E quando falamos de áreas externas, o cuidado com essa escolha deve ser redobrado; afinal, esse é um espaço que fica exposto às mudanças climáticas e, geralmente, recebe um fluxo de circulação maior.
Um dos materiais mais indicados para essa área – tanto para os pisos quanto para as paredes – são os revestimentos cerâmicos. Extremamente versáteis, acessíveis e resistentes, eles cumprem todos os requisitos técnicos necessários para aplicação em espaços abertos.
Pensando nisso, preparamos este post com dicas imperdíveis para te ajudar a escolher o revestimento cerâmico ideal para suas áreas externas. Confira!
Vantagens do revestimento cerâmico
Diferente dos materiais naturais, os revestimentos cerâmicos têm o melhor custo-benefício para áreas externas. Com uma durabilidade prolongada, eles são resistentes ao sol, chuva e demais intempéries, suportam um fluxo de circulação alto e são muito fáceis de limpar.
Sua versatilidade é outro ponto muito positivo do produto. Com texturas, cores e estampas diversas, os revestimentos cerâmicos são capazes de reproduzir (com perfeição!) o acabamento de muitos materiais naturais, como madeiras, mármores, granitos etc.
Tipos de cerâmica para área externa
Para escolher o melhor revestimento cerâmico para área externa, é necessário conferir sua durabilidade e resistência, que, por sua vez, estão diretamente atreladas ao número do PEI. Esse número é responsável por classificar a resistência ao desgaste pelo tráfego de pessoas, movimentação de objetos e contato com sujeiras e outras substâncias. Ou seja, quanto maior for o PEI – em uma escala de 1 a 5 –, maior é a resistência da superfície.
Revestimentos cerâmicos com PEI de 2 a 3 possuem uma resistência média e são mais indicados para revestir as paredes das áreas externas, enquanto os produtos com PEI equivalente a 4 e 5 são extremamente resistentes e podem se aplicados no chão de espaços abertos que recebem alto fluxo de pessoas e exposição às intempéries.
Considere o coeficiente de atrito
O coeficiente de atrito nada mais é do que o índice que determina o nível de segurança de uma superfície ou, em outras palavras, o quanto o material é antiderrapante. Afinal, áreas externas e sujeitas a umidade precisam ser seguras para evitar acidentes.
Coeficientes acima de 0,4 já podem ser considerados como antiderrapantes. Mas se a sua área externa possui rampas e declives, o ideal é escolher uma cerâmica com nível de atrito superior a 0,8.
Essa informação costuma aparecer na embalagem do produtos, mas também é possível identificá-la através da textura e acabamento. Quanto mais lisa e brilhante for a superfície, mais escorregadio o piso tende a ser. Portanto, procure por pisos com acabamento fosco e textura áspera ou rústica.
Os melhores revestimentos cerâmicos você só encontra na C&C!
Agora que você já sabe como escolher os revestimentos cerâmicos para sua área externa, acesse o site da C&C e confira as opções incríveis que nós temos para você!
>