Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Iluminação: saiba como valorizar a decoração da sua casa com esse recurso

Descubra como deixar a casa mais aconchegante aliando uma boa iluminação com a decoração de ambientes
                                   Iluminação: saiba como valorizar a decoração da sua casa com esse recurso            

Um bom projeto de iluminação tem a capacidade de transformar ambientes e criar diferentes cenários de acordo com a vontade e o gosto pessoal de cada um.

Além de cumprir o seu papel de iluminar ambientes, as luzes também exercem função uma decorativa, realçando pontos de destaque e fazendo dos abajures, luminárias, pendentes etc, componentes estéticos muito importantes.

Quer saber como criar um projeto de iluminação adequado para sua casa? Então confira as dicas da C&C e aprenda a aliar estética e funcionalidade com esse elemento essencial!

Tipos de lâmpadas

Antes de planejar qualquer mudança que envolve iluminação é preciso conhecer os principais tipos de lâmpadas e suas características. Veja só:

Fluorescentes: as lâmpadas fluorescentes podem variar entre os tons amarelados aos brancos azulados. Possuem alta durabilidade e são bastante econômicas.

Incandescentes: as lâmpadas incandescentes emitem calor, podem ser encontradas apenas na cor amarela e possuem o menor preço do mercado. No entanto, consomem mais energia do que os demais modelos.

Halógenas: as lâmpadas halógenas possuem características semelhantes às incandescentes, como a cor amarelada e a emissão de calor. Porém, essas apresentam uma vida útil e uma economia de energia maior quando comparadas com as incandescentes comuns.

LED: as lâmpadas de LED são mais tecnológicas e eficientes. Podem ser encontradas em diversas tonalidades e não emitem calor.

Quando falamos em economia, esse é o modelo mais indicado, já que pode reduzir até 90% do consumo de energia. Seu preço é um pouco mais elevado quando comparado aos demais tipos, porém, a longo prazo ela apresenta uma economia significativa, podendo durar até 50 mil horas.

Tipo certo de lâmpada para cada ambiente

Agora que você já conhece os tipos de lâmpadas, é preciso atentar-se para as diferenças entre as luzes frias (brancas) e quentes (amarelas) para, assim, saber em quais ambientes elas devem ser instaladas.

As lâmpadas quentes são indicadas para locais onde o descanso e o lazer são prioridades, como quartos, salas e varandas. Isso porque elas proporcionam maior sensação de aconchego.

Já para os ambientes que remetem ao trabalho — como cozinhas, escritórios, lavanderias e banheiros — recomenda-se o uso de lâmpadas frias, pois estas proporcionam maior concentração e aumentam a visibilidade, facilitando a execução de tarefas.

Técnicas de iluminação

Cada projeto de ambiente requer uma técnica de iluminação específica. Veja quais são as principais técnicas e saiba como usá-las:

Luz direta: como o próprio nome indica, a luz direta é aquela que ilumina diretamente um ponto específico. Como uma luminária sobre uma escrivaninha, por exemplo.

Luz indireta: essa é uma técnica mais suave, onde a luz reflete na superfície e distribui-se por todo o cômodo. Funciona, basicamente, como uma luz de ambientação.

Luz difusa: o objetivo dessa técnica é iluminar todo o cômodo de maneira uniforme, sem gerar fortes contrastes e sombras muito marcadas.

Wall Washer: essa técnica consiste em adicionar pontos de luz alinhados no chão ou no teto, criando uma sensação de amplitude da parede. Esse efeito também permite destacar detalhes decorativos como quadros, vasos e esculturas.

Alie estética e funcionalidade

Já sabemos que a iluminação é um dos pontos mais importantes da casa, e que sem uma luminosidade adequada fica impossível exercer as atividades rotineiras, portanto, é preciso prezar por sua funcionalidade.

Porém, também é importante valorizar a sua função estética, afinal, uma iluminação eficiente também deve trabalhar em favor da decoração, criando um visual equilibrado e convidativo.

Uma sugestão interessante é brincar com um jogo de luz que possa destacar espaços e objetos e, aos mesmo tempo, disfarçar os cantos vazios. Você também pode apostar em uma iluminação de destaque dentro de nichos ou prateleiras.

Atente-se também ao estilo das luminárias e abajures, pois eles devem combinar entre si e com os demais elementos presentes dos cômodos.

Considere o espaço disponível

Levar em conta a dimensão do cômodo e o espaço disponível é um ponto muito importante para a estética do local. Opte por uma luminária que seja proporcional ao espaço onde ela será instalada e ao tamanho do ambiente.

Há outros detalhes que também devem ser considerados, como a tendência do momento, a otimização do espaço, harmonização e a personalidade — esse último ponto é muito importante para que o resultado transpareça o seu gosto e a sua identidade.

Agora que você já sabe qual é a importância e o poder da iluminação na decoração, acesse o nosso site e confira as opções incríveis que nós temos para você!

   

Compre na C&C

Lustre Treviso para 5 Lâmpadas 46x143cm Transparente Lustre Treviso para 5 Lâmpadas 46x143cm Transparente
Pendente em Vidro Branco Fosco E Transparente 32,5x12cm Pendente em Vidro Branco Fosco E Transparente 32,5x12cm

Produtos que você visitou