Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tendência de decoração: Cobogós

Conheça toda a versatilidade dos cobogós

Os cobogós estão com tudo! Criação brasileira, eram vistos apenas como divisória de ambientes, mas vem ganhando força na decoração como um elemento que dá amplitude e vida para os espaços como um todo.

Para saber mais sobre esta tendência de decoração que são os cobogós, a C&C preparou este artigo. Aqui você vai ver como combinar com os ambientes da casa, a história de surgimento deste produto e também suas características principais. Bora?!

Surgimento

A criação dos cobogós foi no nordeste brasileiro, mais especificamente em Recife. Na década de 1920, três arquitetos modernistas desenvolveram as primeiras peças. O nome veio das primeiras sílabas dos sobrenomes dos seus inventores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de es.

A inspiração dos três foi na arquitetura árabe, onde existem tramas de madeira vazada, os muxarabis. A diferença é que os muxarabis permitem a visão apenas de dentro para fora e nunca o inverso. Já os cobogós são mais vazados, permitindo que a visão de ambos os lados não seja comprometida.

Vale lembrar também que é possível fazer composições vazadas com tijolos comuns. A aplicação é mais complexa, mas o resultado é muito bom.

Vantagens

Sua criação envolve a necessidade de circular o ar pelos ambientes no calor do forte verão nordestino, mas não é só para isso que servem os cobogós. Como eles são uma divisória de ambientes, ter visão do outro lado dá sensação de aumento do espaço sem deixar de dividi-lo. Portanto, funciona muito bem com espaços reduzidos como lofts e quitinetes.

Isso acaba por facilitar a comunicação entre as pessoas que estão em diferentes ambientes e permitem também a passagem de luz natural de um ambiente para o outro, o que aumenta a iluminação natural da casa, possibilitando até economizar na conta de luz.

Modernidade em materiais

Se engana quem pensa que os cobogós não são modernos. Existem diversos modelos atuais que contam com elementos contemporâneos, o que traz modernidade em cada estilo. Ousados, eles podem ser de porcelana, madeira, vidro e cimento.

Suas aplicações destacam todas as vantagens e belezas que os cobogós podem oferecer em um ambiente, desde amplitude até dar uma cor diferente ao espaço.

Ambientes

Sua principal função é separar ambientes permitindo a entrada de luz, mas o cobogó vai além disso. Ele também pode ser usado em fachadas, muretas, colunas decorativas e outros elementos que compõem a decoração de uma casa. Vamos lá!

Divisão entre cozinha e copa

Uma instalação clássica de cobogós é na parede que divide a cozinha e a copa. A intenção é fazer integração aos dois ambientes, úteis principalmente na hora das refeições, o que facilita a comunicação entre as pessoas.

Divisão entre cozinha e sala

Para ambientes reduzidos, onde a copa é menor ou ela é integrada, acontece também a divisão entre a cozinha e a sala. É possível optar por cobogós para manter a sensação de amplitude, principalmente nessas condições.

Varandas e fachadas

Podem ser colocados para revestir uma parede inteira ou parte dela para que a luz natural siga sendo o destaque nas áreas externas. Os cobogós podem ser também coloridos, o que traz vida para os ambientes, se tornando uma peça versátil nas instalações desse tipo.

Área externa

Nas áreas externas, serve como um divisor de ambientes muito útil para delimitação de espaços como separar jardins de piscinas, garagens e área gourmet. Pode também ser combinado com trepadeiras, plantas e balcões.

Lofts e estúdios

Para quem tem estúdio em casa ou mora em um loft, os cobogós são uma ótima opção para dar sensação de aumento do espaço. Nos estúdios ele pode trazer uma cor criativa e fazer separações mais discretas. Já nos lofts, podem separar qualquer ambiente de maneira simples e decorativa.

Escritório e home office

Em escritórios os cobogós são uma opção para criar divisões entre setores e criar ambientes descontraídos de reunião ou de concentração. Se você faz home office, eles servem para formar um espaço mais reservado dentro de casa com meias paredes, por exemplo.

Lavanderia

Os cobogós compõem muito bem com lavanderias, permitindo passagem de sol e conectando de maneira leve aos outros espaços da casa, fazendo com que a lavanderia não fique desconectada dos outros ambientes.

Da casa ao jardim

Eles também podem ser utilizados para quem tem jardim e gosta de apreciá-lo de dentro de casa também. Quando se fala desse tipo de aplicação, é possível pensar em uma faixa da parede com cobogós ou também uma divisória entre a varanda e o jardim.

Banheiro

Uma composição com cobogós no banheiro pode ser feita separando o espaço entre a bacia sanitária e o restante do banheiro ou o box. Nesses casos, o cobogó é usado apenas para criar uma divisória entre os espaços.

Decoração

Com tantas opções, é possível também usar cobogós apenas como decoração, principalmente os modelos de madeira, vidro e cerâmica. Nesse caso, eles se encaixam nas paredes, compondo os espaço sem outra finalidade.

Tendências do mundo da decoração você encontra na C&C

Para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da decoração, acompanhe de perto a C&C! Nas nossas lojas e também no nosso site você encontra variedade, bom preço e os melhores produtos. Imagine e realize com a C&C!

Compre na C&C

Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó 25x25cm Branco Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó 25x25cm Branco
Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó Reto Quadrado 25x18x7cm Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó Reto Quadrado 25x18x7cm
Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó Sol 18x18x7cm Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó Sol 18x18x7cm
Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó Diagonal Redondo 25x18x7cm Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó Diagonal Redondo 25x18x7cm
Tijolo Vazado em Louça Cobogó Rama Esmaltado 18x16x8cm Branco Tijolo Vazado em Louça Cobogó Rama Esmaltado 18x16x8cm Branco
Tijolo Vazado Cobogó 25x25x8 Folha Esmaltado Preto Tijolo Vazado Cobogó 25x25x8 Folha Esmaltado Preto
Tijolo Vazado Cobogó  23x16x8 Rama Esmaltado Vermelho Tijolo Vazado Cobogó 23x16x8 Rama Esmaltado Vermelho
Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó Reto Redondo 25x18x7cm Tijolo Vazado em Cerâmica Cobogó Reto Redondo 25x18x7cm
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou