Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Tudo sobre pisos para áreas internas e externas

Porcelanato, Vinílico, Laminado e muito mais
pisoareaexternainterna

Construir ou reformar são tarefas complexas e que exigem bastante planejamento. E quando o assunto são os pisos e azulejos, recomenda-se fazer bastante pesquisa e colher o máximo de informações possível, visto que trata-se de um tema muito amplo. 

Pensando nisso, preparamos um post sobre os pisos mais indicados para áreas internas e externas! Confira!

Pisos para áreas internas


Antes de fazer a escolha do piso para a área interna da casa, é preciso levar em consideração sua resistência à abrasão, opções de limpeza, modo de instalação e claro, pensar exatamente onde o mesmo será colocado; já que é possível usar diferentes tipos de piso na parte interna da casa. 

Separamos 3 opções de pisos ideais para o interior da sua casa: 


pisoareaexternainterna

Piso porcelanato

O piso porcelanato é um piso de muita versatilidade e possui alta variedade de cores, tons e formatos. Além disso, conta com alta qualidade de resistência e possui preços acessíveis.

Tipos de porcelanato mais comuns: 

Veja abaixo quais são os tipos de porcelanatos mais comuns no mercado: 

Porcelanato polido


O porcelanato polido é aquele com a superfície mais lisa. Após a finalização da massa, a peça passa por uma processo de polimento e recebe uma camada protetora. O resultado é um piso extremamente liso, o que pode ser muito agradável visualmente, mas nem sempre é a opção mais segura. 

Dessa maneira, recomenda-se aplicar o porcelanato polido em corredores, salas e quartos; já que são cômodos mais secos. Em ambientes mais úmidos, como banheiros e cozinhas, por exemplo, o melhor é evitá-lo. 

pisoareaexternainterna

Porcelanato esmaltado


O porcelanato esmaltado, por sua vez, recebe uma camada de esmalte sobre a massa. Com essa técnica é possível determinar o desenho/estampa do piso, bem como a sua textura que pode ser brilhante, fosca, lisa ou áspera.

Por ser um tipo de porcelanato mais versátil, é possível empregá-lo em diversas áreas do interior da casa. Entretanto, o piso que possui uma textura mais áspera é mais indicado para o banheiro, visto que proporciona mais segurança à medida que diminui o risco de quedas e escorregões. 


pisoareaexternainterna


Porcelanato natural


O porcelanato natural é o mais qualificado pela sua resistência a gordura e a água; reduzindo significativamente o aparecimento de manchas. Esse tipo de porcelanato é indicado também para áreas externas, mas para o interior da casa, ele é indicado para cozinhas e banheiros. 

Piso vinílico


Os pisos com aspecto de madeira tem feito um grande sucesso entre os brasileiros, e entre eles está o piso vinílico! 

Além de proporcionar sofisticação e elegância ao cômodo, o piso vinílico é leve, sua temperatura se adequa facilmente ao ambiente e é resistente a impactos.

Dessa maneira, é possível reduzir os barulhos do ambiente de forma significativa; o que o torna muito indicado para apartamentos, principalmente em quartos, salas e corredores. Mas é importante ressaltar que deve ser evitado em cômodos como banheiro e cozinha por conta do alto nível de umidade. 

Ele é feito a partir do PVC, isto é, cloreto de vinila, e pode ser encontrado em diversas formas como manta, placa e régua. Sua aplicação é bastante simples, visto que pode ser instalado sobre outro piso. No entanto, é importante que a superfície esteja perfeitamente nivelada para evitar problemas após a instalação. 

Piso laminado


O piso laminado também possui aspecto de madeira e é muito cobiçado, não somente pelo fato de agregar beleza e conforto ao ambiente, mas por conta do seu custo-benefício. 

Esse tipo de piso apresenta um valor bem inferior se comparado ao piso de madeira natural. E as economias não param por aí! Por ter uma instalação rápida e prática, também é possível economizar com mão de obra.

Ele deve ser instalado sobre mantas de polietileno e aí vem um ponto semelhante com o piso vinílico: o conforto acústico. E no que diz respeito ao conforto térmico, o piso laminado também adequa sua temperatura ao ambiente, mas é especialmente indicado para regiões mais frias. 


pisoareaexternainterna

Pisos para áreas externas


Antes de comprar os pisos externos para a sua residência, recomenda-se fazer pesquisas e entender quais são os tipos de pisos mais adequados. 

Para quem está em dúvida sobre qual é o melhor, separamos três opções para a área externa considerando os ambientes de piscina, churrasqueira e garagem: 

Piso cerâmico


A cerâmica é um dos materiais mais populares do mercado, além de ser resistente e possuir um preço bastante atrativo. Geralmente, o piso cerâmico é criado a partir da mistura de água, argila e outros materiais; o que faz com que existam pisos cerâmicos de propriedades variadas. 

No que diz respeito ao acabamento, geralmente a cerâmica recebe uma camada de esmalte. Ela pode ser empregada em diversos ambientes, mas especialmente em áreas externas. É importante escolher peças que tenham um acabamento superficial EXT ou atrito igual ou superior a 0,6. 

Além disso, a cerâmica também é uma ótima opção para quem tem problemas respiratório ou alérgicos. Isso se explica pela sua resistência a bactérias e proliferação de fungos, além de ter uma limpeza bastante prática. Para a manutenção, basta utilizar sabão neutro e um pano úmido. 

No entanto, como a cerâmica é uma das opções indicadas para a garagem, é possível que o piso sofra com manchas de óleos e outros elementos que podem vir dos veículos. 

Nesse caso, recomenda-se esfregar o piso com bastante sabão e o auxílio de vassoura. E para finalizar, basta usar água em abundância, podendo utilizar uma mangueira para facilitar o processo. 

Ladrilho Hidráulico


Se você gosta de ambientes coloridos, então as pastilhas e os ladrilhos hidráulicos podem ser a opção correta para você! 

O ladrilho hidráulico, por exemplo, garante uma decoração mais vintage e retrô! Ele pode ser empregado em área internas como cozinhas e banheiros, mas é muito indicado para ambientes externos, principalmente na área da churrasqueira e piscina por conta da sua característica antiderrapante.

Trata-se de uma material bastante resistente e demanda uma limpeza simples e rápida, que pode ser feita com sabão neutro e água. Caso haja muita gordura no local, é viável utilizar a superfície mais macia de uma esponja para facilitar a higienização. 

Decks


E para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de citar os decks! Decks são aquelas peças utilizadas frequentemente ao redor de piscinas e ofurôs. Ao optar pelos decks, sem dúvidas, você terá beleza e muito estilo em seu ambiente!


pisoareaexternainterna

Um ponto interessante em relação aos decks é a versatilidade! Além das peças de madeira, também é possível adquiri-lás em plástico, que geralmente garantem um preço mais atrativo. 

Antes da instalação, é imprescindível que a superfície esteja perfeitamente nivelada e impermeabilizada. Caso haja a possibilidade de haver acúmulo de água, é necessário separar um espaço para que a água possa correr, evitando poças e, consequentemente, a danificação da placa. 

E aí, preparado para fazer a escolha dos seus pisos? Então não deixe de conhecer a nossa categoria de materiais de construção para que não falte nada durante a sua reforma!
 

Compre na C&C

Piso Laminado Prime Carvalho 19,7x135,7cm Piso Laminado Prime Carvalho 19,7x135,7cm
Porcelanato Esmaltado Hard Borda Bold Carvalho 60x60cm Porcelanato Esmaltado Hard Borda Bold Carvalho 60x60cm