Voltar

Cálculo do consumo de tintas

Categoria: Reforma

 
 

O rendimento das tintas varia de acordo com marca, tipo utilizado (PVA, acrílico, elástica, entre outros) e quantidade de demãos necessárias para a perfeita cobertura da superfície.

 
Passo 1

O que fazer: Consulte as instruções do fabricante contidas no produto e calcule a área a ser pintada (altura x largura) descontando-se os vãos, como portas e janelas.


 
Passo 2

O que fazer: Alguns fabricantes indicam uma fórmula básica para descobrir quantas latas de tinta são necessárias.


 
Passo 3

O que fazer:  Adote a equação a seguir para tintas, fundos e massas, sem esquecer que o consumo por metro quadrado pode variar em função da porosidade da superfície e da técnica a ser empregada.


 
Passo 4

O que fazer: Consumo de galões = metragem quadrada x número de demãos / rendimento por lata (informado pelo fabricante).


 
Passo 5

O que fazer: Para evitar desperdício, deixe a pintura para a última etapa da obra ou reforma. Deve ser iniciada apenas quando não há mais nenhum serviço a ser executado.


 
Passo 6

O que fazer: Para quem pretende usar cores preparadas em misturadores, é preciso aplicar no cálculo a margem de 10% a mais, para não correr o risco de o produto acabar antes do fim da pintura. Evitando-se assim o consumo de uma nova lata com grande sobra.


 
 
Fonte:

http://www.construcaoereforma.com.br/artigos/acabamentos.php?id=61 

A C&C recomenda: procure sempre a orientação de profissionais especializados para realizar os serviços.