Bem-vindo,

Televendas SP / RJ 4001-0100

Demais cidades (0xx11) 4001-0100

Seg. à sexta das 8:00 às 18:00

 
 
Canal Venda à Empresa
o seu ambiente para bons negócios.
 

Dicas

Como escolher entre tijolo ou bloco

Categoria: Construção

Compartilhe esta dica:


 
 

O mercado oferece opções de tijolos e blocos feitos com diferentes matérias-primas e tamanhos. Conheça, a seguir, os principais.

 
Tijolo comum

a) Proporciona conforto térmico e acústico para a casa. Por outro lado, é necessário um grande número de tijolos para se construir um metro quadrado de parede.


b) Nesse caso, os gastos com argamassa e mão de obra são maiores. Outra característica desse tipo de material são as imperfeições dimensionais das peças.



Tijolo Baiano

a) Por não suportar cargas estruturais, só pode ser usado como vedação. É o tipo de tijolo mais barato do mercado, mas tem altos índices de quebras e produz entulho no canteiro de obras.


b) Assim como o tijolo comum, o tijolo baiano também não tem precisão dimensional. Ou seja, requer mais gastos com material de reboco e mão de obra, principalmente na etapa de nivelamento das paredes. Mas, se comparado ao tijolo comum e ao bloco de concreto, tem desempenho térmico superior.



Bloco de Concreto

a) Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais, porque a mão de obra executa a alvenaria mais rapidamente.


b) É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao gerado pelo tijolo baiano.


c) Além disso, é preciso menos argamassa de assentamento e camadas mais finas de reboco, principalmente nas paredes internas


d) Entre todos é o que oferece menor conforto térmico.


 
Fontes:

http://www.sitengenharia.com.br/alvenaria.htm
Poral dos Alunos de Engenharia Civil

A C&C recomenda: procure sempre a orientação de profissionais especializados para realizar os serviços.