Fique por dentro de
novos assuntos e dicas aqui
no Blog C&C.

Sustentabilidade: 6 produtos para economizar água e energia!

Conheça os itens que C&C separou para você e que podem te ajudar nessa tarefa!

torneira para banheiro

Em tempos onde a crise hídrica está tão presente em nossas vidas, é importante buscar formas eficazes para evitar o desperdício. E ao contrário do que muita gente acredita, fazer isso é muito fácil: com apenas algumas mudanças em nosso dia a dia já contribuímos (e muito!) para o planeta.

Por isso, se você, assim como nós, também quer aderir algumas práticas sustentáveis para diminuir o consumo de água em casa, é só ficar ligado(a) nos itens que podem te ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Vaso sanitário com caixa acoplada


Para você ter ideia de como o desperdício rolava solto, os antigos vasos sanitários com válvula de descarga na parede consumiam, em média, cerca de 18 litros de água; o que, cá entre nós, é um volume muito maior do que o necessário.

Com o objetivo de reduzir o gasto excessivo, os vasos sanitários agora contam com uma caixa acoplada ; que, se comparada ao modelo de parede, gasta cerca de 2/3 a menos de água. Basicamente, os vasos que contam com caixa acoplada possuem um fluxo limitado por acionamento e que exigem um tempo para ser liberado novamente; ao contrário, do modelo de parede, que mesmo equipada com reguladores de vazão, ainda podem ser acionadas quantas vezes quiser.

2. Descarga de acionamento duplo


descarga de acionamento duplo

Você, com certeza, vai concordar com a gente: usar sempre a mesma quantidade de água nas descargas é desperdício total! Para reduzir esse volume, uma boa saída é trocar a sua descarga de parede tradicional por uma que possua duplo acionamento.

As descargas com acionamento são uma espécie de upgrade das bacias com caixa acoplada pois, além de terem fluxo de água reduzido, contam com um sistema de acionamento.

Em resumo, esse sistema de acionamento conta com um mecanismo duplo; oferecendo a possibilidade do usuário dar uma descarga parcial, de 3 litros (ideal para resíduos líquidos), ou uma descarga total, de 6 litros (ideal para resíduos sólidos).

Para quem se interessou, é possível instalar descargas com sistema de acionamento duplo tanto nos vasos tradicionais, quanto nos vasos sanitários com caixa acoplada.

3. Torneiras com temporizador


Torneiras com temporizador são muito comuns em ambientes públicos, como hospitais, shoppings e escritórios. Mas você sabia que é possível instalá-las em casa? Sim, o modelo, que conta com um dispositivo que aciona e interrompe o fluxo de água em alguns segundos, é uma ótima alternativa para quem está em busca de reduzir o consumo de água e claro, o valor da conta no final do mês.

Você pode optar por dois modelos: o tradicional e o com sensor de presença. Em resumo, para lavar a mão no modelo de torneira tradicional, é preciso pressionar a parte superior da peça para liberar o fluxo de água; enquanto o modelo que possui sensor de presença basta aproximar a mão da peça para a água começar a cair.

Você sabia?


Torneiras “inteligentes”, como essas que acabamos de apresentar, podem reduzir o consumo de água em até 80% se comparadas às torneiras de banheiro tradicionais.

4. Reguladores de vazão


Uma coisa é fato: chuveiros e torneiras são os itens que mais consomem água em uma residência. Em geral, os banhos gastam 40% do total de água consumido por toda a família; enquanto as torneiras gastam cerca de 20%.

Levando em consideração que no Brasil uma pessoa consome, em média, cerca de 150 litros por dia, em uma residência onde há três moradores, por mês, elas gastarão cerca de 13,5 mil litros; sendo de 8 mil litros serão gastos apenas com chuveiros e torneiras.

Uma forma de reduzir esses gastos é com a adoção de dispositivos redutores de vazão. No geral, eles podem economizar cerca de 80% da água consumida no chuveiro elétrico e cerca de 60% no caso de uma torneira.

No geral, o regulador de vazão conta com uma solução que compensa a pressão da água dentro dos itens mencionados, impedindo a passagem de um fluxo maior do que o já pré-estabelecido. Esse dispositivo pode ser instalado em chuveiros, torneiras e descargas e fazem uma grande diferença no final das contas.

5. Arejadores


Além dos redutores de vazão, você também pode apostar na instalação de arejadores em suas torneiras! O arejador tem como função misturar ar à água, diminuindo o fluxo, e mantendo a sensação de volume no jato. Em resumo, quanto maior a pressão, maior a sua economia.

Hoje em dia, a maior parte das torneiras vendidas no mercado já contam com arejadores. Caso a sua torneira não possua o equipamento, é possível encontrar modelos com mais variados preços.

6. Lâmpadas de LED


lâmpada de led

Para quem busca economizar na conta de luz (o que sim, também influencia na economia de água), apostar nas lâmpadas de LED é uma ótima opção;.

Ao contrário das lâmpadas tradicionais, os modelos de LED podem proporcionar até 80% de economia na sua conta de luz. E mais! Além de gastar menos, as lâmpadas de LED também possuem uma vida útil superior às incandescentes e fluorescentes.

Uma lâmpada de LED de 10W, por exemplo, ilumina um ambiente com a mesma intensidade que uma lâmpada fluorescente de 15W ou uma lâmpada incandescente de 60W.

Mudanças que fazem a diferença


Viu como pequenas mudanças no dia a dia podem ajudar a tornar o mundo um lugar muito melhor? Contamos com você para manter o planeta sempre saudável!
 

Compre na C&C

Torneira para Lavatório de Mesa com Fechamento Automático Decamatic Eco Cromada Torneira para Lavatório de Mesa com Fechamento Automático Decamatic Eco Cromada
Ducha de Parede Redonda com Crivo Móvel Piccolo Light Cromada Ducha de Parede Redonda com Crivo Móvel Piccolo Light Cromada
Regulador de Vazão Constante 14l/M Regulador de Vazão Constante 14l/M
Adaptador de Mecanismo Universal para Caixa Acoplada com Acionamento Duplo Adaptador de Mecanismo Universal para Caixa Acoplada com Acionamento Duplo
Lâmpada Led Bulbo 9w Bivolt 6500k Luz Branca Lâmpada Led Bulbo 9w Bivolt 6500k Luz Branca
+ ver mais produtos

Produtos que você visitou